Mindfulness para crianças. O que é? Como fazer?
- Camila Nehme Baldasso
- 22 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2020
Provavelmente você já se sentiu ansioso em algum momento nessa quarentena. E já pensou que assim como a gente, as crianças também ficam ansiosas com essa situação?
Uma dica pra esses momentos é a técnica de meditação Mindfulness, ou atenção plena, onde a concentração deve ser no que se está fazendo no momento, somente aqui e agora.
️Existem jogos com várias situações para praticar com as crianças, como o “Brincando de Mindfulness”, e muitas ideias na internet.
Vou deixar 4 ideias para você testar aí na sua casa:
1: Peça à criança que tape as orelhas com os polegares e os olhos com o restante dos dedos. Depois ela deve inspirar profundamente e, quando soltar o ar, pelo nariz, fazer o som do zubido da abelha, do fundo da garganta, de boca fechada: MMMM... Esse exercício deve ser praticado num lugar livre de ruídos, para que a criança se concentre apenas no som da respiração.
2: Peça à criança que inspire pelo nariz contando até quatro e solte o ar pela boca, também contando até quatro. À medida que ela respira, peça que imagine que os pensamentos que surgem viram uma nuvem em cima da cabeça. Quando inspirar, peça a ela que observe essas nuvens se formando e que, quando expirar, as nuvens vão se dissolvendo até desaparecer. Este exercício também pode ser feito ao ar livre, olhando as nuvens de verdade.
3: Fale para a criança se sentar no chão, fechar os olhos e respirar profundamente. Após algumas respirações profundas, peça a ela que imagine na sua frente o planeta Terra. Oriente-a a enviar amor para todos os seres vivo do planeta - pessoas, animais, plantas - e, aos poucos, imaginar uma luz branca envolvendo o mundo todo. Então, peça a ela que abra os olhos.
4: Quando a criança estiver agitada, pela a ela para se sentar de olhos fechados e respirar lenta e profundamente, inspirando pelo nariz e soltando o ar lentamente pela boca. Ajude-a a contar nos dedos as inspirações, até 10. Ao término da décima inspiração, peça-lhe que volte a respirar normalmente e perceba se já está mais tranquila.
Ideias do livro "Brincando de Mindfulness".

Acesse mais conteúdos no meu instagram @camilanbaldasso
Comments